Davino Pereira de Lima Junior


A Tela Mágica: estudo sobre a cognição estendida através do youtube


Este trabalho tem como objetivo identificar os aspectos que caracterizam a cognição estendida na plataforma de vídeos digitais YouTube. Para tal, analisa as funcionalidades da ferramenta e a forma como os usuários se apropriam do conteúdo e de sua produção. Apresenta a trajetória da informação do ponto de vista da comunicação humana, tendo como centro das relações sociais e da própria cognição, a linguagem. Discorre sobre os desenvolvimento dos meios de comunicação, desde a escrita até a atualidade. Através da análise, chega-se à conclusão de que o YouTube, através do uso que as pessoas fazem, configura um ambiente no qual a cognição se estende e onde a informação circula e é processada de maneiras diversas, a partir da intervenção coletiva. 


para ler a monografia íntegra CLIQUE AQUI



As Memórias do Vídeo



O presente artigo busca entender de que maneira os registros audiovisuais compõe parte da memória humana seja nas referências pessoais ou no armazenamento desse conteúdo, que pode funcionar como uma extensão da memória natural humana, possibilitando a consulta e a perpetuação dessas ideias, imagens e sons, através de tempos e locais distintos. O trabalho expõe uma análise do funcionamento da memória, do contexto social de desenvolvimento dos meios de comunicação audiovisuais e da situação atual.



para ler na íntegra CLIQUE AQUI





Aspectos da mente numa perspectiva ambientalista evidenciados nos meios de comunicação


em colaboração com

Suely Figueiredo



Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos que caracterizam a cognição estendida em relação ao meios de comunicação desenvolvidos pelos seres humanos. Para tal, analisa o conceito e o relaciona com as características das ferramentas de comunicação humana. Apresenta uma breve trajetória da comunicação, tendo como centro das relações sociais e da própria cognição e a linguagem. Discorre sobre os desenvolvimento dos meios de comunicação, desde a escrita até a atualidade – com a internet. Através da análise, chega-se à conclusão de que os meios de comunicação configuram um ambiente no qual a cognição se estende e onde a informação circula e é processada de maneiras diversas, a partir da intervenção coletiva. 


para ler na íntegra CLIQUE AQUI