Luciano Floridi - livros




quarta_revolu__o_floridi_capa.jpg

The Fourth Revolution: how the infosphere is reshaping the human reality


Oxford Press, UK - 2014


           Quem somos e como nos relacionamos uns com os outros? Floridi argumenta que os desenvolvimentos explosivos em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão mudando a resposta a estas perguntas. Assim que os limites entre vida on-line e off-line se romperem e nós nos tornamos perfeitamente conectados uns aos outros e rodeado por objetos sensíveis inteligentes, estaremos todos integrados em uma infosfera. Personalidades que adotamos em mídias sociais, por exemplo, alimentadas por nossa vida real, começam a ter vida onlife, como Floridi denomina. Tais como as lideradas por Copérnico, Darwin e Freud, essa alteração metafísica representa nada menos do que uma quarta revolução.

            Onlife define mais e mais da nossa atividade diária - a nossa forma de fazer compras, trabalhar, aprender, cuidar de nossa saúde, nos entreter, conduzir nossos relacionamentos, a maneira como interagimos com os mundos do Direito, das finanças e da política e até mesmo como conduzimos a guerra. Em cada departamento da vida, as TIC tornaram-se forças ambientais que estão criando e transformando nossas realidades. Como podemos garantir que vamos colher benefícios? Quais são os riscos implícitos? Nossas tecnologias nos enriquecem e habilitam ou nos limitam? Floridi defende que devemos expandir a nossa abordagem ecológica e ética a realidades naturais e provocadas pelo homem, pondo um "e" num ambientalismo que saiba lidar com sucesso com os novos desafios advindos de tecnologias digitais e da sociedade da informação.


mais informações CLIQUE AQUI




etica_da_inf_capa_floridi.jpg

The Ethics of Information


Oxford Press, UK​,  2013


Luciano Floridi desenvolve um quadro ético original para lidar com os novos desafios colocados pelas Tecnologias de Informação (TIC) que mudaram profundamente muitos aspectos da vida, incluindo a natureza do entretenimento, trabalho, comunicação, educação, cuidados de saúde, a produção industrial e empresarial, as relações sociais e os conflitos. Elas tiveram um impacto generalizado e radical em nossas vidas morais e em debates éticos contemporâneos. Privacidade, propriedade, liberdade de expressão, a responsabilidade, o determinismo tecnológico, o fosso digital, e pornografia on-line são apenas algumas das questões prementes que caracterizam o discurso ético na sociedade da informação. Eles são objeto de Ética da Informação (IE), a nova área filosófica da pesquisa que investiga o impacto ético das TIC sobre a vida humana e da sociedade.


​mais informações CLIQUE AQUI





pi_floridi_capa.jpg

The Philosophy of Information

Oxford Press UK

2011


para consultar versão em pdf CLIQUE AQUI


Luciano Floridi apresenta um livro que irá definir a agenda da filosofia da informação. PI é o campo filosófico preocupado com (1) a investigação crítica da natureza conceitual e princípios básicos de informação, incluindo a sua dinâmica, utilização e ciências, e (2) a elaboração e aplicação de metodologias de informação teórica e computacional para problemas filosóficos. Este livro estabelece, pela primeira vez, as bases conceituais para essa nova área de investigação. Seu objetivo teórico é descrever o que a filosofia da informação é, seus problemas, abordagens e métodos. Enquanto texto introdutório, ajuda o leitor a obter uma melhor compreensão da natureza complexa e multifacetada dos vários conceitos e fenômenos relacionados à informação. Responder a várias questões teóricas fundamentais de grande interesse filosófico, decorrente da investigação de informação semântica.



very_short_floridi_capa.jpg

Information: a very short introdution

Oxford Press, UK

2010


para consultar versão pdf CLIQUE AQUI



O objetivo deste volume é fornecer um esboço do que é informação, de sua natureza multiforme, dos papéis que desempenha em vários contextos científicos e das questões sociais e éticas levantadas pela sua importância crescente. O contorno é necessariamente seletivo, ou não seria nem muito curto nem introdutório. Minha esperança é que ele vai ajudar o leitor a entender a grande variedade de fenômenos informativo com os quais lidamos diariamente, de sua profunda e fundamental importância, e, portanto, da sociedade da informação em que vivemos. A informação é notória por ter chegado em muitas formas e ter muitos significados. Ela pode estar associada a várias explicações, dependendo da perspectiva adotada, dos requisitos e desideratos que se tem em mente. 



philosophy_and_compunting.jpg

Philosophy and Computing


Oxford Press, 2002



​para consultar versão pdf CLIQUE AQUI



Filosofia e Computing explora cada uma das seguintes áreas de tecnologia: a revolução digital; o computador; Internet e Web; CD-ROMs e multimidias; bases de dados, casos de texto e hipertexto; Inteligência artificial; o futuro da computação.

Luciano Floridi nos mostra como a relação entre filosofia e computação provoca uma ampla gama de questões filosóficas: há uma filosofia da informação? O que pode ser conseguido por um computador clássico? Como podemos definir a complexidade? Quais são os limites de computadores Quantam? A Internet é um espaço intelectual ou um ambiente poluído? Qual é o paradoxo no programa de Inteligência Artificial Forte?

Filosofia e Computação é leitura essencial para qualquer pessoa que deseje entender completamente o desenvolvimento e história da tecnologia da informação e comunicação, bem como as questões filosóficas que, em última análise levanta.






mais opções no site do filósofo AQUI